terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alimentos que diminuem a ansiedade


Ansioso.....eu ! E hoje em dia quem não é, nem que seja um pouquinho ansioso.
Eu mesma sou um poço de ansiedade, meu Deus!
Porém fica o alerta caso o problema não seja algo passageiro, o ideal é procurar um médico que poderá indicar o melhor tratamento a ser adotado.

A alimentação pode ser uma grande aliada, para que assim a qualidade de vida seja melhorada. Alguns alimentos que são tidos como controladores da ansiedade como os chocolates, o açúcar e o café, na verdade devem ser evitados, já que dão, momentaneamente, uma sensação de bem estar, porém tempos depois, a ansiedade retorna.

Os alimentos que ajudam há baixar um pouco a bola são:

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

Banana: Diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo, por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Porém, não exagere a banana por conter muita frutose pode acabar engordando.

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do mar: Eles têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere, pois os frutos do mar também têm colesterol.

Jabuticaba: Contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para não causar prisão de ventre, coma, a cada 10 jabuticabas, uma com casca e tudo.

Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Leite e derivados magros (iogurte desnatado, queijo branco, etc): Contém vitaminas do Complexo B, que se não forem ingeridas, podem acabar com seu bom humor. O leite também é rico em cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

Maçã: Rica em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Combate a ansiedade e relaxa.

Mel: Ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

Ovos: Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção bastante saudável.

Tomate: Possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.

Uva: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

Fonte : Cozinha Japonesa

3 comentários:

carmencita disse...

Excelentes dicas, ainda bem que gosto de tudo, vou fazer mais uso.
Nestes tempos atuais quem não tem ansiedade?, combatê-los através da alimentação é o melhor caminho.
Bjs.

Recadinhos.. disse...

Estou sofrendo muito com este mal, que tem acabado com os meus dias. E procurando uma boa alimentação para auxiliar na minha ansiedade, o site me ajudou muito. Tenho certeza e fé que vou conseguir sair dessa com a ajuda da matéria e com saúde na mesa. Obrigada, bjs.

Priscila disse...

oi jociane!!! estou gostando muito do seu blog, tem assuntos que me interessam muito e alguns muito semelhantes ao meu blog.. sofro de ansiedade desde novinha, 13 anos, hoje tenho 22, depois de ter descoberto que tinha tag consegui um avanço em termos de melhoria e bem-estar ao longo desses anos procurando ajuda de diversos lados!!! hoje estou montando uma lista de opções de alimentos que reduzem a ansiedade para incluir no meu cardapio diario e esse post seu esta me ajudando muito!! parabens pelo blog!abraços, priscila