quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Limpeza Green


Achei um site com bastnate dicas green para casa e que relamente podemos aplicar no nosso dia a dia sem maiores transtornos.
Como sou doidinha por limpeza vou colocar as dicas que ele sugere de limpeza, mais lá no link tem mais dicas.
Espero que gostem, assim como eu!
Segue:
1. Lembre-se: a maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado são tóxicos. Use com cuidadeo.
2. Para limpeza geral de banheiros, escove as as superfícies com bicarbonato de sódio e água quente.
3. Para limpar pias, despeje vinagre, deixe descansar durante a noite e enxágue pela manhã. Para limpar bidês e vasos sanitários, aplique uma pasta de bórax (produto não tóxico disponível em farmácias) e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Você pode fazer o mesmo usando vinagre.
4. Para lavar a louça, não utilize detergentes comerciais que produzem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão em pedra dissolvido em água quente. Se necessário, adicione vinagre para limpeza de gorduras. Em panelas e fôrmas queimadas, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.
5. Para limpar janelas e espelhos, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe com água e sabão. Para secar, utilize um pano de algodão ou jornais velhos.
6. Para manter os ralos abertos, limpos e sem odor, não é necessário usar produtos corrosivos. Basta manter os ralos desobstruídos e nunca usá-los para despejar óleo ou outras gorduras. Se uma limpeza for necessária, primeiro coloque um quarto de copo de bicarbonato no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágue com 4 litros de água quente e pronto.
7. Evite usar água sanitária para branquear roupas. Coloque na água do molho meio copo de bórax (substância não tóxica encontrada em farmácias).
8. Substitua o amaciante por meio copo de vinagre ou um quarto de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágue.
9. Não use processos de lavagem a seco, que são altamente tóxicos. Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente.
10. Para limpar e desodorizar carpetes e tapetes, misture 2 partes de fubá com 1 parte de bórax e pulverize a superfície generosamente. Deixe descansar por 1 hora e aspire.
11. Evite a compra de produtos de limpeza que contenham cloro, formaldeído e solventes, como tricloroetileno, metileno, nitrobenzeno, etc. Se a informação no rótulo não estiver clara, consulte o fabricante. Não compre produtos de composição desconhecida.
12. Prefira utilizar panos e trapos na cozinha a toalhas descartáveis.

Nenhum comentário: