terça-feira, 15 de julho de 2008

O perigo dos produtos de limpeza



Muitas pessoas nem se dão conta que seus problemas alérgicos podem ser devido ao uso de produtos de limpeza.
O fato é que os rótulos não deixam isso claro, na realidade não sabemos que sempre compramos produtos perigosos para nossa saúde. Simplesmente abrimos e sentimos aquele cheiro bom de aroma do campo e falamos: Que cheiro bom, esse mesmo!
Até mesmo aqueles produtos que em seus rótulos descrevem que contem produtos à base de plantas como laranja, coco, chá ou de árvore de petróleo pode causar problemas respiratórios e provocar irritação cutânea.
Alguns produtos
Aerossol
Produtos em aerossol podem irritar os olhos e garganta, e pode agravar a asma. Encontrado em produtos para limpeza de carpetes, spray, desodorante, purificador de ar entre outros.
Amônia
Um veneno que pode irritar os olhos, pele e sistema respiratório. Amônia é extremamente tóxico quando inalado em vapores concentrados. Pode causar queimaduras químicas, cataratas, dano na córnea e possivelmente, câncer de pele.
Se misturarmos um produto que contem amônia ao cloro, forma-se um gás tóxico.
Encontrado em diversos produtos de limpeza e beleza.
Cloro / hipoclorito de sódio
Altamente cáustico e pode queimar os olhos e a pele. Se misturado com um produto que contenha amoníaco, forma-se um gás tóxico.
Encontrado em quase todos os produtos de limpeza.
Formaldeído
Um carcinogênico humano e irritante respiratório, pode irritar ou queimar gravemente a pele, olhos, nariz, boca, e os pulmões. A exposição pode levar alergias, asma, e até mesmo edema pulmonar.
Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Fragrância
Pode causar uma série de problemas, incluindo alergias, olhos lacrimejantes, dores de cabeça, irritação da pele, problemas pulmonares, e neurotoxicidade.
Encontrado em inúmeros produtos de limpeza e beleza.
Solventes orgânicos
Não se deixem enganar pela palavra orgânico, neste contexto significa "base de carbono." Muitos solventes são neurotóxicos.
Encontrado em alguns todos os produtos de limpeza, polidores metal, mobiliário e ceras.
Fosfatos
Podem causar alergias e irritar os olhos e a pele. No meio ambiente, os fosfatos podem levar a sério crescimento de algas nos cursos de água: proliferação de algas é perigoso para peixes, plantas aquáticas e qualidade da água.
Encontrado em alguns detergentes de louça.
Ftalatos
Eles penetram no organismo através do contato com a pele, inalação e ingestão, têm sido associados à asma e sintomas alérgicos em crianças, defeitos de nascimento em crianças do sexo masculino, e redução de esperma no sexo masculino.
Encontrado em quase todos os produtos de limpeza que contenha a palavra "perfume", limpadores de tapetes, detergentes de louça, sabão em pó, amaciante, desodorantes, produtos para bebe, entre milhares.
Hidróxido de sódio / Lye
Corrosivo provoca graves danos para os olhos, pele, mucosas, boca, garganta, esôfago e estômago.
Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Tensoativos sintéticos
Usado em produtos em forma de espuma, eles podem liberar toxinas cancerígenas e causam problemas de infertilidade. Eles também demoram a ser decompor no meio ambiente.
Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Fonte : Marta Stewart

Nenhum comentário: