terça-feira, 10 de junho de 2008

Tábua de carne

As tábuas de carne são um verdadeiro problema em milhares de cozinhas do mundo, eu diria!
Porque?
Bem as donas de casa amam suas tábuas que algumas viram até herança de familia, passando de mãe para filha, exageros que nada.
A verdade é que elas enquanto novas são lindas, porem conforme são usadas elas começam a criar ranhuras em sua superfície.
Nestas ranhuras os microorganismos se alojam e se multiplicam felizes da vida.
Recomendo as tábuas de polietileno ou vidro inquebrável, elas são de fácil higiene e ainda existem várias com visual super fashion.
Eu tenho algumas de tamanhos diferentes do tamanho abaixo, recomendo .
http://www.ikea.com/us/en/catalog/products/00066680

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Adorei o blog, vi seu link nos comentários do "chega de bagunça"! Essa coisa de tábua de cozinha parece que ninguém tem uma opinião concreta sobre. Vi num programa de TV um teste com 2 tipos de tábua (madeira, mármore e plástico) e a que ganhou no quesito limpeza (não permanecer com microorganismos e etc) foi, por incrível que pareça a de madeira. Parece que esse material absorve as bactérias e não fica nada nas ranhuras provocadas pela faca. O pior de todos foi o de plástico (polipropileno), pq ele conservava as bactérias exatamente nas ranhuras.

Qdo me casei, comprei exatamente a de polipropileno pq sempre ouvi falar que era a melhor! Fica aí a dúvida, será que a de vidro não é a ideal pq não arranha?

Obrigada pela atenção e um abraço! :D

Jociane Tachibana disse...

Olá Julia
Muito prazer e muito obrigado por me visitar.
Bom respondendo a sua questão
Acredito que as tábuas de carne de madeira são muito difíceis de manter higienicamente limpa e livre de microorganismos.
A cozinha é um lugar úmido e a tábua ainda mais, visto que sempre estamos cortando, picando e lavando. Não dá tempo de ela ficar completamente enxuta antes de guardarmos e posteriormente usá-las de novo. Abrindo assim caminho para bolores, fungos e tudo que é microorganismos nocivos.
Já as de polietileno ou vidro podem e devem ser higienizadas usando água, detergente e álcool 70.
Com relação à matéria que você viu, eu não vi. Fica difícil saber como foi feito, os critérios usados e analisados. Será que as tabuas estão já com tempo de uso ou eram novas e usadas uma vez para fazer a pesquisa?
Bom, espero não ter colocado mais duvidas na sua cabeça, se quiser comentar mais alguma coisita fica a vontade.
Beijos
Jociane

Anônimo disse...

Muito legal as informações sobre as tábuas de carne. Mas a madeira, também utilizada em outros utensílios de cozinha como colheres não são prejudiciais à proliferação de bactérias?
Acredito que cabe um alerta para todos os utensílios a base de madeira.
Parabéns pelo blog.

Jociane Tachibana disse...

Ok, amor !!
Sim mvoce tem razão.
Isto não se aplica somente a tábua mais sim a todos os utensílios da cozinha.
Vou publicar algo a respeito dos demais utensílios dando ênfase ao seu questionamento.
Já vi cada colher em programas de tv que me deixam nervosa, se sabe né!
Milhões de bjos

gutoalone disse...

Tabuas de video sao higienicamente otimas, mas fazem um mal danado pras facas. Nao á fio que suporte 3 ou 4 cortes. Ainda prefiro a de madeira. E quanto a sua higienização, alguns minutinhos no microondas, e nao ha bacteria que resista