segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que comer ou não comer durante a gravidez

Grávidas podem e devem comer bem, mas muitas comidas podem acabar prejudicando o bebê e a mamãe. Dieta durante a gravidez de jeito nenhum o melhor é saber escolher o que por no prato.


Refrigerantes
Os refrigerantes geralmente contém elevado teor de açúcar, uma quantia modesta é recomendado.
A melhor opção seriam sucos naturais e água.




Refeição quente
O corpo da mãe gestante é mais delicado, a gravidez tem impacto direito sobre seu corpo. Evitar alimentos muito quentes evitará possíveis desconfortos intestinais e espasmos.


Peixes
É necessária muita atenção ao tipo de peixe a ser ingerido pela gestante.
Alguns peixes possuem altos níveis de mercúrio, metal que pode causar danos irreversíveis tanto no pré-natal como no pós-natal.
Os mariscos podem estar contaminados assim como os peixes grandes que geralmente acumulam maiores quantidades de mercúrio.


Café
Ninguém sabe ao certo o que grandes quantidades de café podem causar ao feto.
Sabe-se que pessoas que consomem muito café podem ter filhos menores.
O melhor é não abusar e tomar o mínimo ao dia evitando o açúcar.
Além de café, chá, chá verde, refrigerante entre outros chás contém cafeína, portanto fique atenta ao que você vai beber.


Sair para comer alimentos fora de casa
Cuidado com a quantidade de gordura e aditivos
Comer fora muitas vezes é perigoso, pois a maioria dos lugares exagera em gorduras, sal e inúmeros aditivos que podem prejudicar a feto. Fique atenta e prefira alimentos mais naturais como: frutas, hortaliças (principalmente as de cor verde-escuro, laranja e vermelho), legumes (feijão, soja, lentilha e grão-de-bico), cereais (incluindo trigo, milho, aveia e cevada — de preferência integrais ou enriquecidos com vitaminas), alimentos de origem animal (peixe, frango, carne de vaca, ovos, queijo e leite, de preferência desnatado)


Jejum
Dietas extremas também afetam negativamente o bebê
Muitas mulheres acreditam que se comerem menos seu filho pesará menos e isso facilitará o parto.
Isso é muito perigoso, pois a mãe pode não ingerir todos os nutrientes necessários e a criança pode acabar nascendo com alguma deficiência devido à falta de algum nutriente em sua faze de desenvolvimento fetal.


O ideal é comer
Uma alimentação equilibrada é o ideal
O correto e incluir todos os grupos alimentares na dieta.
Fazendo isso de forma equilibrada a gestante não irá ficar obesa e nem magra demais.
Não existe aquela historia que gestante deve comer por dois, o aumento de calorias da gestante é não mais que 300 calorias.
O aumento adequado de peso, que se torna mais perceptível a partir do quarto mês — indica que a mulher está suprindo de maneira correta a demanda maior de nutrientes.

Snacks
Energia e sal
Em geral, salgadinhos estão cheios de gordura e de sal. Eles contem excessivos teores de lipídios, causando inchaço e pressão arterial elevada. Mas com cuidado e em pequena quantidade, pode comer.


Doces
Seja cuidadosa
Há uma grande quantidade de açúcar incluída nos doces. Além disso, manteiga e nata em cima do bolo contém abundância de gordura. O que pode transformar em obesidade caso coma em excesso.



Bebidas alcoólicas e drogas
A mulher que usa bebidas alcoólicas e drogas (incluindo o tabaco) corre maior risco de dar à luz uma criança com retardamento mental, anomalia física e até distúrbios de comportamento. Bebês de mulheres viciadas em drogas em alguns casos até mesmo apresentam sintomas de abstinência. Embora alguns achem que um copo de vinho de vez em quando não faz mal, os especialistas em geral recomendam abstinência total durante a gravidez. A gestante também deve cuidar de não ficar perto dos que fumam.


Só vegetal
Mulheres vegetarianos devem redobrar os cuidados para conseguir suprir as necessidades do feto .
Para não ter carências de ferro, a grávida deve obter fontes de vitamina C como tomate, brócolis, melão, laranja ou outro suco de frutas, elas iram favorecer a absorção do ferro nos legumes e grãos.


Medicamentos
Não se deve tomar nenhum medicamento a não ser que tenha sido prescrito especificamente pelo médico que faz o acompanhamento e que ele tenha feito uma cuidadosa avaliação dos riscos. Alguns suplementos vitamínicos também podem ser prejudiciais. O excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar deformidades no feto.

Fonte: Kurasse
Como ter uma gravidez mais tranquila

Nenhum comentário: