domingo, 29 de junho de 2008

Noticia da Yamaha

Primeiro órgão do Brasil pode ser visto no Museu do Imigrante





A bordo do navio Montevideo Maru, Mifuko Tachibana trazia consigo sonhos e ambições projetadas no Japão. Com apenas 16 anos, a jovem deixou seu país de origem para se aventurar junto a inúmeros conterrâneos numa terra completamente desconhecida, mas que prometia melhoria de vida.

Aportou no Brasil em julho de 1930, época que trouxe inúmeros imigrantes japoneses. A maioria deles não possuía muitos bens e vinham com o objetivo de acumular dinheiro, para ter uma vida melhor. Mifuko veio com seu pai e trouxe um instrumento que muito valorizava: seu órgão.

Para obtê-lo não foi tarefa fácil. Enquanto morava no Japão, ela e o pai buscaram incessantemente pelo instrumento, tanto que foram até Tóquio para comprá-lo. Nada de encontrar. Até que um dia avistaram na Rua Motomachi, na cidade portuária de Kobe. Pai e filha entraram na loja e finalmente compraram o órgão Yamaha, que era bem caro para a época, e esta loja existe até hoje, conhecido como Yamaha Kobe Store. Só para efeito comparativo, uma professora no país ganhava 8 yens, enquanto que o instrumento custava 25 yens. Mas como o pai estava esperançoso com a vinda ao Brasil, comprou na expectativa de conseguir pagar com o acúmulo de dinheiro no ocidente.

Chegou ao Brasil com o pai e se instalou em Bastos, no interior paulista. Os anseios e esperanças iniciais foram logo por água abaixo quando aportaram em terras tupiniquins, pois tinham que trabalhar em lavouras sob condições duras e desumanas.

Diante desse quadro, quando se sentia triste, Mifuko tocava o órgão Yamaha. A marca, aliás, produzia o instrumento desde 1890 e, quando a imigrante o comprou, já existiam vários modelos.

Hoje, aos 94 anos, a japonesa, responsável pela chegada do primeiro órgão no Brasil, guarda ótimas recordações daquele tempo, apesar das dificuldades.

Para quem não sabe, o órgão Yamaha de Mifuko ainda existe e pode ser visto por qualquer um no Museu do Imigrante. É a oportunidade de ver uma peça rara praticamente intacta apesar da ação do tempo.

A Yamaha Musical teve papel fundamental na vida de Mifuko, assim como na vida de inúmeras de pessoas que confiam na qualidade da multinacional japonesa e depositam seus sonhos nela.



Fonte : Yamaha

2 comentários:

Roseli Gomes disse...

Boa Tarde Miga!
Adorei sua forma de se expressar!!
Muito lindo seu blog e você também, tem a beleza compatível com sua sensibilidade!
Fica com Deus!
Parabéns pela sua Vozinha!!

Jociane Tachibana disse...

Obrigado Rô pelas suas doces palavras, como sempre né!
Você é uma pessoa muito querida, obrigada sempre.