domingo, 2 de agosto de 2009

Protusão Discal

Havia falado que iria escrever um post falando sobre a Protusão discal.
1º Porque fui diagnosticada com a belezinha.
2º Para que pessoas que não a conheçam sejam apresentadas e se previnam para não vir a ter.

O que é protusão discal?
Entre cada vértebra a uma almofadinha que chamamos de disco. Este é envolvido pelo anel fibroso.
A protusão discal é quando não houve o rompimento do anel fibroso.
Já quando a rompimento e projeção do disco além do anel chamamos de hérnia de disco.
A hérnia é uma protusão, mas nem toda protusão é uma hérnia.
Sintomas?
Dor local, formigamento que pode irradiar para membros inferiores ou superiores.
Eu comecei sentindo um formigamento no braço esquerdo e na mão.
Causas?
Levantamento de peso, exercícios feitos de maneira errado, má postura, ficar na mesma posição longos períodos, traumas de coluna entre muitos outros fatores.
Diagnóstico e Tratamento?
Geralmente é feito clinicamente segundo o relato dos sintomas e com auxilio de radiografias, ressonâncias e tomografia.
O tratamento é lento e exige paciência. Existem diversos tratamentos desde medicamentos para alivio da dor, fisioterapia, acumputura, quiropraxia, RPG, pilates até mesmo alguns casos exigem cirurgia.
O médico claro é quem determina qual o melhor tratamento de acordo com a gravidade da protusão discal.
No meu caso tomo medicamento para dor, colar cervical, RPG e pilates.
Lembrem-se cada caso é um caso, consulte seu médico sempre. Não tome medicamento por conta pode ser muito perigoso.


Segue um link, bem interessante sobre a protusão discal.

Protusão Discal

6 comentários:

inspirações da Jô disse...

Joci,
É interessante poder saber um pouco mais dos problemas aos quais estamos expostos ou pré-dispostos sejam por razões sintomáticas, hereditárias, congênitas enfim, as informações são sempre muito válidas!!!!!
Beijos!!!!!!!

inspirações da Jô disse...

Querida
E aí Já melhorou dessa "protusão discal"?Ê nominho complicado esse!!!!Espero que esteja bem!!!!!!Tenha um maravilhoso fim de semana, apesar desse friozinho chato!!!!!
Beijos!!!!!

inspirações da Jô disse...

Joci,
Tudo bem com vc? Estou passando para te desejar uma ótima semana!!!!

inspirações da Jô disse...

Fico feliz em saber notícias suas, e saber que está melhor!!!!Então estava de férias na casinha da mamãe hein?
Aposto que foi muito mimada por ela e que você aproveitou bastante sua estadia por lá, afinal casa de mãe é o melhor lugar do mundo,não é mesmo?
Beijo grande e um lindo domingo, apesar do tempo frio e sem um tiquinho de sol!!!!!!!

Ale disse...

Obrigado pela sua iniciativa, descobri hj que tenho protrusão discal e seus comentários estão me ajudando a encarar o problema com mais ânimo.

Anônimo disse...

ola, me chamo Marilene ,trabalho como repositora de um supermercado ,puxo paletes levanto pesos subo e desço de escadotes,abaixo e levanto a todo momento,faço isso a 2 anos ,num belo dia destes atras,estava a pegar uma caixa do chão pra arrumar na palete e senti uma dor lombar, no mesmo instante ja diminui meus movimentos,pois vi que alguma coisa se passou,Mas continuei atrabalhar por mais 2 horas sentindo dores mas achei que chegava a casa tomava um voltarem e passava uma pomada e aquilo melhorava.entretanto não foi assim tomei um banho bem quente o remedio a pomada e deitei-me,durmi umas 2 horas,depois disso não consegui me mexer mais,meu marido estava a trabalhar a noite,fiquei ali imovel até de manha quando ele chegou e me levou pro hospital ,não conseguia ficar reta e tinha que me apoiar nas paredes foi horrivel.Me deram medicação passou 3 horas e eu ainda sentia muitas dores e não sentava,dera~-me soro depois de umas 3 horas consegui sentar e ficar em pé,mas ainda sentia muitas dores.Fato,isto foi no dia 15/11/2011,fui encaminhada para medico de seguro da empresa não é ortopedista fiz 6 dia s de fisioterapia e só piorou ,as dores são horriveis,me tranferiram para outro medico para fazer ressonancia,e a medica diz que não tem nada é só uma PROTUSÃO,me mandou trabalhar ,as dores só pioram,e vim a saber o queé protusão pela net,pois não me explicou,agora voltei la e me mandou tomar injeçoes deu baixa de novo agora é que encostou em mim no local da dor, e resolveu me mandar para o medico da coluna mas so pra dia 10/01/2012.quer dizer estou a sofrer a quase 2 meses de dores horriveis não tenho minha vida normal minha perna já esta dormente na panturrilha antes era so na coxa,os remedios só fazem efeito por algumas horas e depois volta tudo....não aguento mais estou ate em depressao tomo 4 diazepam pra dormir so assim nao sinto as dores,se tiver algum conselho me ajude,pois estou a enlouquecer com tantas dores. Desculpe pelo desabafo..Obrigada.