segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os Minerais, são vitais


Cálcio- Ele é o grande responsável pela integridade dos ossos. O déficit desse nutriente leva a males como osteoporose, raquitismo e cáries.
Fontes: Leite e derivados, folhas, queijo tofu e salmão.

Fósforo- Parceiro do cálcio na formação do esqueleto, integra as células, participa da produção de energia e da ativação de vitaminas, como as do complexo B.
Fontes: Leite e derivados, ovos, carnes, grãos integrais, legumes e queijos.

Iodo- Matéria-prima para a formação do hormônio da tireóide, esse mineral é essencial para evitar alterações no metabolismo. No caso das gestantes, a deficiência pode comprometer o desenvolvimento do feto.
Fontes: sal de cozinha e peixes de água salgada.

Potássio- Participa de funções importantíssimas do nosso corpo, como as contrações musculares, o equilibrio de água nas células e a regulação dos batimentos cardíacos.
Fontes: Banana, água-de-coco, abacate, brócolis, cenoura, carne, leite e derivados.

Selênio- Ajuda a combater os radicais livres, substâncias produzidas naturalmente durante a respiração e que são nocivas às células. Por isso, o consumo ajuda a proteger o coração, previne derrame e retarda o envelhecimento.
Fontes: Castanha-do-pará, ostra, sardinha, carnes, peru.

Sódio: Contribui no equilíbrio dos líquidos no organismo, além de conduzir impulsos nervosos e participar da contração de vasos sangüíneos. Vale lembrar que os hipertensos devem maneirar na ingestão.
Fontes: Sal de cozinha, frutos do mar, tomate e queijo tofu.

Fonte: Saúde é Vital

Nenhum comentário: