domingo, 29 de junho de 2008

Noticia da Yamaha

Primeiro órgão do Brasil pode ser visto no Museu do Imigrante





A bordo do navio Montevideo Maru, Mifuko Tachibana trazia consigo sonhos e ambições projetadas no Japão. Com apenas 16 anos, a jovem deixou seu país de origem para se aventurar junto a inúmeros conterrâneos numa terra completamente desconhecida, mas que prometia melhoria de vida.

Aportou no Brasil em julho de 1930, época que trouxe inúmeros imigrantes japoneses. A maioria deles não possuía muitos bens e vinham com o objetivo de acumular dinheiro, para ter uma vida melhor. Mifuko veio com seu pai e trouxe um instrumento que muito valorizava: seu órgão.

Para obtê-lo não foi tarefa fácil. Enquanto morava no Japão, ela e o pai buscaram incessantemente pelo instrumento, tanto que foram até Tóquio para comprá-lo. Nada de encontrar. Até que um dia avistaram na Rua Motomachi, na cidade portuária de Kobe. Pai e filha entraram na loja e finalmente compraram o órgão Yamaha, que era bem caro para a época, e esta loja existe até hoje, conhecido como Yamaha Kobe Store. Só para efeito comparativo, uma professora no país ganhava 8 yens, enquanto que o instrumento custava 25 yens. Mas como o pai estava esperançoso com a vinda ao Brasil, comprou na expectativa de conseguir pagar com o acúmulo de dinheiro no ocidente.

Chegou ao Brasil com o pai e se instalou em Bastos, no interior paulista. Os anseios e esperanças iniciais foram logo por água abaixo quando aportaram em terras tupiniquins, pois tinham que trabalhar em lavouras sob condições duras e desumanas.

Diante desse quadro, quando se sentia triste, Mifuko tocava o órgão Yamaha. A marca, aliás, produzia o instrumento desde 1890 e, quando a imigrante o comprou, já existiam vários modelos.

Hoje, aos 94 anos, a japonesa, responsável pela chegada do primeiro órgão no Brasil, guarda ótimas recordações daquele tempo, apesar das dificuldades.

Para quem não sabe, o órgão Yamaha de Mifuko ainda existe e pode ser visto por qualquer um no Museu do Imigrante. É a oportunidade de ver uma peça rara praticamente intacta apesar da ação do tempo.

A Yamaha Musical teve papel fundamental na vida de Mifuko, assim como na vida de inúmeras de pessoas que confiam na qualidade da multinacional japonesa e depositam seus sonhos nela.



Fonte : Yamaha

Sonzinho japonês

Gente que emoção!
Está é a avó do meu marido. Ela é um amor, uma pessoa forte, corajosa e cheia de vida.
Quando estou chateada sempre penso nela para ter força e coragem de enfrentar os desafios da vida.
Essa é a obaachan....
Essa é a reportagem que saiu dela na Veja




Em 1929, quando embarcou no porto japonês de Kobe rumo ao Brasil, a jovem Mifuko Tachibana trouxe com ela este órgão Yamaha. "Eu mesma o carreguei", lembra Mifuko, hoje com 94 anos. "Toquei-o em todos os 51 dias da viagem." Desde o dia 17, o instrumento musical está exposto no Memorial do Imigrante (Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Brás,
6692-1866). É uma das peças que integram a mostra O Papel do Estado na Imigração Japonesa.

Fonte : Veja

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Organizadores


Achei muito legal está idéia, de colocar prateleiras deslizantes nos armários.
Isto facilitaria muito a vida de nós donas de casa.
É ótimo para armários profundos, não precisa tirar tudo da frente para pegar algo que está la atrás.

Fonte: The container Store
Como instalar uma prateleira

Reciclando, em casa!




Aqui em casa eu utilizo as caixas dos sapatos para guardar diversas coisas.
Como por exemplo: ferramentas, lâmpadas, extensão, tomadas, fios elétricos, material de escritório, material de artesanato entre outros.
Também gosto de guardar parafusos, pregos, buchas essas coisas pequenas em potinhos tipo aqueles de requeijão, maionese.
Eu costumo etiquetar as caixas com o que tem dentro para não ter que abrir uma por uma na hora que eu precisar de um parafuso, por exemplo.
Cachepôs de plantas eu também utilizo para guardar matérias de escritório, pentes ou algo que queira deixar à amostra.
Para guardar CDs ou DVDs também utilizo caixas de correio ou outro, etiqueto e guardo dentro do móvel.
Você também pode caprichar mais, e embalar suas caixas com papeis bonitinhos.
Na cozinha e nos banheiros devem-se utilizar potes de plástico devido à umidade do ambiente.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

As havaianas, A Zori


Que todo munda ama as brasileirissimas havainas ninguem descute, certo!
Mas voces sabiam que elas foram inspiradissimas nos chinelos de palha de arroz usados pelos japoneses os chamados "Zori".
Uma coisa que eu não sabia é que elas surgiram na Industria da Alpargatas na minha atual cidade São José dos Campos em 1962.
No seu inicio elas eram direcionadas a classe C, com o poder do marketing elas ganharam status e agora valem fortunas mundo a fora.
No Japão berço da sua existencia por exemplo elas chegam a custar U$ 5o dolares.
Hoje elas tem varias cores e desenhos, mas sem perder sua essencia "de borracha e sem cheiro".
Eu queria comprar a versão em comemoração ao centenario da imigração, achei bonitinha!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O que comer ou não comer durante a gravidez

Grávidas podem e devem comer bem, mas muitas comidas podem acabar prejudicando o bebê e a mamãe. Dieta durante a gravidez de jeito nenhum o melhor é saber escolher o que por no prato.


Refrigerantes
Os refrigerantes geralmente contém elevado teor de açúcar, uma quantia modesta é recomendado.
A melhor opção seriam sucos naturais e água.




Refeição quente
O corpo da mãe gestante é mais delicado, a gravidez tem impacto direito sobre seu corpo. Evitar alimentos muito quentes evitará possíveis desconfortos intestinais e espasmos.


Peixes
É necessária muita atenção ao tipo de peixe a ser ingerido pela gestante.
Alguns peixes possuem altos níveis de mercúrio, metal que pode causar danos irreversíveis tanto no pré-natal como no pós-natal.
Os mariscos podem estar contaminados assim como os peixes grandes que geralmente acumulam maiores quantidades de mercúrio.


Café
Ninguém sabe ao certo o que grandes quantidades de café podem causar ao feto.
Sabe-se que pessoas que consomem muito café podem ter filhos menores.
O melhor é não abusar e tomar o mínimo ao dia evitando o açúcar.
Além de café, chá, chá verde, refrigerante entre outros chás contém cafeína, portanto fique atenta ao que você vai beber.


Sair para comer alimentos fora de casa
Cuidado com a quantidade de gordura e aditivos
Comer fora muitas vezes é perigoso, pois a maioria dos lugares exagera em gorduras, sal e inúmeros aditivos que podem prejudicar a feto. Fique atenta e prefira alimentos mais naturais como: frutas, hortaliças (principalmente as de cor verde-escuro, laranja e vermelho), legumes (feijão, soja, lentilha e grão-de-bico), cereais (incluindo trigo, milho, aveia e cevada — de preferência integrais ou enriquecidos com vitaminas), alimentos de origem animal (peixe, frango, carne de vaca, ovos, queijo e leite, de preferência desnatado)


Jejum
Dietas extremas também afetam negativamente o bebê
Muitas mulheres acreditam que se comerem menos seu filho pesará menos e isso facilitará o parto.
Isso é muito perigoso, pois a mãe pode não ingerir todos os nutrientes necessários e a criança pode acabar nascendo com alguma deficiência devido à falta de algum nutriente em sua faze de desenvolvimento fetal.


O ideal é comer
Uma alimentação equilibrada é o ideal
O correto e incluir todos os grupos alimentares na dieta.
Fazendo isso de forma equilibrada a gestante não irá ficar obesa e nem magra demais.
Não existe aquela historia que gestante deve comer por dois, o aumento de calorias da gestante é não mais que 300 calorias.
O aumento adequado de peso, que se torna mais perceptível a partir do quarto mês — indica que a mulher está suprindo de maneira correta a demanda maior de nutrientes.

Snacks
Energia e sal
Em geral, salgadinhos estão cheios de gordura e de sal. Eles contem excessivos teores de lipídios, causando inchaço e pressão arterial elevada. Mas com cuidado e em pequena quantidade, pode comer.


Doces
Seja cuidadosa
Há uma grande quantidade de açúcar incluída nos doces. Além disso, manteiga e nata em cima do bolo contém abundância de gordura. O que pode transformar em obesidade caso coma em excesso.



Bebidas alcoólicas e drogas
A mulher que usa bebidas alcoólicas e drogas (incluindo o tabaco) corre maior risco de dar à luz uma criança com retardamento mental, anomalia física e até distúrbios de comportamento. Bebês de mulheres viciadas em drogas em alguns casos até mesmo apresentam sintomas de abstinência. Embora alguns achem que um copo de vinho de vez em quando não faz mal, os especialistas em geral recomendam abstinência total durante a gravidez. A gestante também deve cuidar de não ficar perto dos que fumam.


Só vegetal
Mulheres vegetarianos devem redobrar os cuidados para conseguir suprir as necessidades do feto .
Para não ter carências de ferro, a grávida deve obter fontes de vitamina C como tomate, brócolis, melão, laranja ou outro suco de frutas, elas iram favorecer a absorção do ferro nos legumes e grãos.


Medicamentos
Não se deve tomar nenhum medicamento a não ser que tenha sido prescrito especificamente pelo médico que faz o acompanhamento e que ele tenha feito uma cuidadosa avaliação dos riscos. Alguns suplementos vitamínicos também podem ser prejudiciais. O excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar deformidades no feto.

Fonte: Kurasse
Como ter uma gravidez mais tranquila

domingo, 22 de junho de 2008

Lave as mãos!


Lavar as mãos é um ato que fazemos quase que automaticamente. Mas se fizermos de uma maneira correta podemos evitar até mesmo ficar doente.
O incrível é que para tanto não precisamos de quase nada somente água, sabão e talvez álcool.
Todos sabem que devemos lavar sempre as mãos, mas se não lavarmos o que pode acontecer?
Muitas doenças são transmitidas de pessoa a pessoa, como a gripe, doenças gastrointestinais, sem as infecções como a nossa famosa da vez, salmonela.
Durante o dia pegamos em tantas coisas, usamos banheiros, comemos,cumprimentamos pessoas, pegamos em objetos ( ônibus, maçanetas, dinheiro) e depois acabamos por tocarmos em nos mesmo com as mãos sujas. O perigo de contaminação é uma constante em nossa rotina diária.

Para lavarmos as mãos de maneira eficiente podemos seguir o passo a passo:
• molhar as mãos e ante-braços;
• ensaboá-los por 15 a 20 segundos;
• enxaguar bem as mãos e os antebraços;
• secar as mãos com papel toalha;
• fazer anti-sepsia com álcool em gel 70%

Devemos lavar as mãos toda vez que:
•Usarmos o banheiro;
•Antes de comer;
•Antes e depois de tocarmos com pessoa doente;
•Depois de tossir e ou espirrar;
•Depois de usarmos locais públicos;
•Após mexermos com lixo e ou resíduos animais;
•Antes e depois do manuseio com alimentos especialmente com alimentos crús;
•Após brincarmos com animais, aves;

Entre tantas outras coisas que fazemos, mais fica difícil listar tudo aqui.
Enfim devemos ter em mente que lavar as mãos não toma muito tempo, não custa quase nada. Mas é muito eficaz na prevenção de muitas doenças.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Tradução do Hino Centenário da Imigração Japonesa


100 ANOS APÓS A TRAVESSIA DO MAR

(1)
Para ir atrás de um sonho
Atravessei o mar
Para o continente verde
Chamado Brasil
Completam-se agora
100 anos de caminhada
O sofrimento se foi,
E com um sorriso vejo,
Que há pela frente
Um caminho de esperança

(2)
Com meu pai e minha mãe
Eu contemplo
Um continente sem fim
Chamado Brasil
Completam-se agora
100 anos de caminhada

Vejo uma vida repleta
de felicidade
Recordo-me dos falecidos
Quanto tempo já se passou

(3) ~..~('..
O Sol nasce
As estrelas resplandescem
No país do futuro
Chamado Brasil

Completam-se agora
100 anos de caminhada
Com uma forte aspiração
Vamos de mãos dadas
Seguindo em frente
Pelo caminho de um
novo amanhã

Alguém quer um pedaço?


Esse bolo está uma delicia, hum !!
Este, faz parte de umas das muitas artes que amo fazer aqui em casa.
Quero fazer muitos outros, acho uma graça.
Quando eu fizer, coloco fotinhas aqui.
Estou muito feliz, por estar recebendo alguns comentários, muito obrigado por me receberem de braços abertos a blogsfera.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Centenário Imigração Japonesa


Hoje quero homenagear minha sogra, autora do hino do centenário da Imigração Japonesa.
Ela foi capaz de colocar em palavras todo o sentimento dos imigrantes que assim como ela vieram para o Brasil.
Ela voltou ao tempo, lembrando o que ela própria sentiu ao fazer o que muitos fizeram há 100 anos.
A letra tem profundos e verdadeiros sentimentos de esperança, amor e muita coragem para embarcar rumo a um país totalmente desconhecido e de cultura tão, mais digo tão diferente em todos os aspectos inimagináveis para nos que já vivemos aqui.
Por fim, agradeço muito o fato de ela ter se casado com meu sogro e colocado no mundo o homem mais incrível e maravilhoso neste mundo, "meu maridinho amado".
Graças a isso, hoje sou feliz ao lado dele e o amo muito.
Sinto que meu sangue é japonês. Eu brinco assim: kao gaijin kokoro nihonjin, quer dizer, cara de brasileiro coração japonês.

Letra do hino Centenário da Imigração Japonesa
Autora : Mitsue Tachibana

Yume o oi Umi o watatte

Midori no Daichi Burazil ni

Ima Hyakunen no Ayumi

Hohoemi no Naka ni Kuro wa Kiete

Korekara mo Tsuzuku Kibo no Michi

Chichi Haha to Tomo ni Nagameru

Hatenai Daichi Brazil ni

Ima Hyakunen no Ayumi

Shiawase ni Michita Kurashi o Mitsume

Kojin o Shinon de Haruka na Michi

Hi ga Nobori Hoshi ga Kagayaku

Mirai no Daichi Brazil ni

Ima Hyakunen no Ayumi

Kokorozashi Tsuyoku Te o Toriatte

Minna de susumou Asu e no Michi

terça-feira, 17 de junho de 2008

Semáforo nutricional


Hoje de manha assisti uma reportagem falando que o Brasil está querendo adotar o semáforo aqui.

Este sistema é adotado já em alguns países e eu acho que deveria sim ser adotado no Brasil.

Bom imagina a seguinte situação:

Você está no supermercado, super cansada depois de um dia de trabalho, seus filhos reclamando de fome.

Mas, como uma boa mãe você quer ver o que está levando para casa e gasta preciosos minutos olhando inúmeras marcas e ainda tentando entender as minúsculas letras e termos complicados nos rótulos dos produtos, ai cansei só de imaginar a cena.

Agora imagina a mesma situação e você se depara com um rotulo cuja embalagem possui um semáforo que lhe mostra se o alimento que você está pensando em comprar tem alta, média ou baixa quantidade de gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal, ajudando você a escolher exatamente o que melhor lhe atende em termos de dieta ou equilíbrio nutricional.

Usando cores de semáforo fica muito fácil interpretar o rotulo.

Outra coisa, eu acredito que isso iria incentivar as empresas a repensar os inúmeros excessos que cometem a produzirem produtos para nós. As empresas não quererem ter perdas sabendo que seu rotulo é mais vermelho do que verde, certo!

Fonte: Food Standards Agency

Geladeira limpa? Tem certeza!


Como sabemos se a geladeira está limpa?

Não basta ela estar branquinha, ela deve ser limpa corretamente.

A geladeira deve ser limpa uma vez por semana. Retire os alimentos das prateleiras colocando-os em isopor ou como eu faço passo para prateleira de baixo.

Limpamos por dentro com água e detergente usando a parte macia da esponja. Para eliminar cheiro ruim, devemos misturar bicarbonato na água e passar no interior da geladeira sem enxaguar podemos retornar os alimentos para seu devido lugar.

Para manter ela sem cheirinho ruim, podemos manter um pouquinho do bicarbonato dentro da geladeira em um recipiente, trocando semanalmente.

Comemorando o centenário com chocolate japonês


Como está semana estamos comemorando o centenário da imigração, aproveitei e degustei com o maridinho um maravilhoso chocolate da Glico (グリコ, le-se gurico) junto com um chazinho quentinho.

Meu marido é japonês, e sua mãe sempre me trás estas delícias.

Além do mais um chocolate não faz mal a ninguém. O chocolate se comido moderadamente trás inclusive benefícios a saúde.

Você deve estar se perguntando: Serio!! Mas como?

Bom, devemos optar por chocolate preto e mais amargo ao chocolate branco que contem muita gordura. E ainda escolher os que contêm mais cacau, visto que esse ingrediente é famoso por seus flavonóides. No cacau o flavonóide encontrado são as catequinas, que agem nas artérias, contribuindo para queda da pressão.

Existe ainda uma pesquisa japonesa associando o consumo do chocolate amargo ao controle do diabetes tipo 2 . Porem os estudos ainda não é conclusivos, por isso pessoas diabéticas precisam continuar tomando muito cuidado com o chocolate.

Também não devemos esquecer que 30 gramas fornecem em media 150 calorias.

Todo cuidado é pouco.

Devemos ser criteriosos ao comer chocolate, para ele virar nosso aliado e não o vilão a nossa saúde.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Você já ouviu falar em Listeria Monocytogenes?

Mas se você está grávida é melhor para e ler este texto, saiba por quê.

A Listeria Monocytogenes é uma doença infecciosa que atinge pessoas com imunidade baixa, crianças recém nascidas, mais principalmente mulheres Grávidas.

A doença apresenta sintomas facilmente confundidos com de um a gripe (febre, dor muscular), o individuo também apresenta diarréia.

Atingindo o sistema nervoso central o individuo pode apresentar sintomas, tais como: dor de cabeça, confusão mental, perda de equilíbrio, convulsões e torcicolo.

Está bactéria é transmitida através de alimentos contaminados pela mesma.

Podemos encontrar a Listeria em alimentos que não foram cozidos corretamente (carnes, vegetais), alimentos processados (queijos moles e frios), leite que não passou por pasteurização.

Para evitar a danada devemos nos preocupar e muito com a higienização, cozimento, refrigeração e manipulação correta aos alimentos preparados.


Vale lembrar!

Devemos comer somente em lugares que sabemos que são de confiança e que se preocupam com a higiene e boas praticas.

Gestantes!

Não se esqueçam de incluir nos seus exames de pré-natal a pesquisa de Listeria Monocytogenes, ainda mais importante fazê-lo se tiver sintomas de resfriado.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Tábua de carne

As tábuas de carne são um verdadeiro problema em milhares de cozinhas do mundo, eu diria!
Porque?
Bem as donas de casa amam suas tábuas que algumas viram até herança de familia, passando de mãe para filha, exageros que nada.
A verdade é que elas enquanto novas são lindas, porem conforme são usadas elas começam a criar ranhuras em sua superfície.
Nestas ranhuras os microorganismos se alojam e se multiplicam felizes da vida.
Recomendo as tábuas de polietileno ou vidro inquebrável, elas são de fácil higiene e ainda existem várias com visual super fashion.
Eu tenho algumas de tamanhos diferentes do tamanho abaixo, recomendo .
http://www.ikea.com/us/en/catalog/products/00066680

Inicio

Começo hoje meu novo blog.
Aqui irei falar a respeito de nutrição e vida verde.
Sempre com assuntos interessantes que mostrem uma forma mais correta de lidarmos com nutrição.
Quero ensinar e aprender a respeito destes temas tão importantes para todos nós.
A vida gira em torno de nutrição e sabermos lidar com isso de forma correta e vital para evitarmos doenças (contaminação,intoxicação, entre outros)e ainda preservar o meio ambiente, que vem sendo tão maltratado pela falta de informação e conscientização.
Mais para isso precisamos saber como e aqui quero mostrar isso...
Iniciarei agora minha pesquisa para o primeiro tema do blog.